terça-feira, 14 de julho de 2015

O Ser- Objeto o Ídolo Fabricado para consumo em massa.


Mitos representam um poderoso meio de expressão de profundas realidades do  nosso psiquismo, expressado através do símbolo, da fábula, da lenda, da história ou dos signos: o mito faz emergir uma verdade profunda da mente, mergulhada no enigma, e no inconsciente.
è importante reconhecermos que o  mito está presente no centro da comunicação de massa, e artistas são transformados em mitos populares, tornando-se símbolos da cultura da massa.
Nesse trabalho o mito foi o combustível para criação artística. 
A pesquisa teve como objetivo projetar e fabricar um Ser-objeto em um personagem de ficção, dando a ilusão de um ídolo imaginário, fabricado para ser objeto de sedução, desejo e fantasia.

O termo Ser- Objeto busca provocar reflexões e questionamentos sobre o poder da mídia e da moda, em fabricar mitos do corpo e do som no consumo, que ditam padrões de estética e comportamento, transformados pelos meios de comunicação em mercadoria.

Essa percepção moveu-se a procura semelhanças e estabelecer relações entre ídolos e deuses, palco e altar, consumo e desejo, histeria e história.

Para construção do Ser-Objeto foi pesquisado o poder do mito na cultura de massa, buscando uma análise sociológica e filosófica a respeito do fascínio humano por ídolos.

Podemos notar que a idolatria de um artista pop, transborda os conceitos artísticos, penetrando em elementos empáticos e miológicos.

A sedução está presente no trabalho, pelo uso do brilho e luz , também pelo uso do fetiche de consumo.

O símbolos tem a capacidade de ser ambíguos, de mudar e de variar, para alterar seu significado de acordo com o contexto do autor, utilizei as possibilidades de variação e versões que o mito pode apresentar, através da metamorfose dos objetos, mais jamais perdendo a essência do mito.

O uso do mito provoca suposições e especulações pela forma ambígua e misteriosa que ele se expressa, buscando ativar e provocar nos espectadores a imaginação, a fantasia e a curiosidade. Um dos objetivos que busquei trabalhar em minha poética, é o fato de trabalhar com a ambiguidade que o mito proporciona na temática do trabalho.

Mitos, lendas e contos não se reduzem a meras histórias sem relação direta como o desejos e temores humanos, nesse trabalho artístico busco demostrar e pesquisar o fascínio e desejo popular por mitos populares fabricados pelos meios de comunicação.

O foco do trabalho, estudo e pesquisa são ícones populares. Selecionei alguns, como Madonna e Michael Jackson pelo endeusamento criado em torno de suas pessoas, mais também pelo sincretismo de suas figuras de comunicação, transformados em mitos pelos meios de comunicação, sendo símbolos de consumo de uma cultural industrial.

Temos latas para todos os gostos... Unidas são mais fortes....


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