sexta-feira, 3 de julho de 2015

A cozinha da Pop Art...


A Arte Pop é minha maior referência poética para meus trabalhos,,,, 
A cultura de massa, o gosto popular, o kitsch, coisas por muito temas da artpop descartadas pelas belas- artes, foram a fonte de inspiração e provocação no mundo das artes.

Pop- será um jogo de palavras, um estilo de vida, o espírito de uma geração ou um conceito artístico? Pop Art- será essência de um grande movimento cultural dos anos 60?

A palavra arte é uma palavra que reagrupa fenômenos artísticos intimamente ligados ao espírito de uma época. Ligada à palavra "arte", a palavra "pop" leva a associações com numerosas características superficiais de uma certa sociedade. 
O pop é uma manifestação cultural essencialmente ocidental, nascido no contexto de uma sociedade industrial capitalista e tecnológica.

"A palavra pop torna-se o sloglan sorridente de ironia crítica relativamente às palavras divulgadas pelos meios de comunicação cuja histórias fazem a História, cuja estética defini a imagem de uma época e os exemplos estereotipados influenciam o comportamento dos homens" (OSTERWOLD, 1994, p. 6).

As influências e heranças conceituais da pop arte neste trabalho explora elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo. Podemos encontrar uma relação com os temas e conceitos que abordo, com os temas trabalhados e característicos da pop arte.

O comportamento consumista das massa virou referência da arte pop, com os atrevimentos nos temas, inspirados pela sociedade de consumo e na cultura popular, características abordadas e trabalhadas em meu trabalho.





Propaganda e objetos produzidos em massa participavam do movimento, caraterizado por materiais descartáveis, baratos, e  produzidos em massa.
A maioria dos artistas pop baseava-se em dois temas de interesse direto, meios de comunicações de massa e celebridade, mitos populares e fama, são temas que influenciam na construção e criação dos objetos que fabrico.

A fama, ídolos populares, música, pop, moda, hedonismo, ficção cientifica, catástrofes e cinema, viraram tema de investigação e criação dos artistas pop, transformando ídolos em mitos pop, são identificações que encontro no trabalho.

"Os 'mitos do quotidiano' postos em prática por uma cultura consumista meios de comunicação e euforia tecnológica, adquirem uma dupla faceta, positiva-negativa: optimismo do crescimento e síndroma da desagregação, crença no processo e angústia pela catástrofe, sonho e traumatismo, luxo e pobreza." (OSTERWOLD, 1994, p 11)








Vocês me colocaram na frente Madonna e Lady Gaga... Elas estavam com  mascaras de borracha... Seus olhos são a porta de suas almas... Não faça isso comigo mais não...
OSTERWOLD, Tilman. Pop Arte.  Benedikt Taschen: 1994.

Nenhum comentário: