sábado, 4 de julho de 2015

ÍDOLO - O mito industrial do DESEJO.


Foi entre os ídolos da música popular que a fama rompeu todas barreiras assumido proporções inéditas, extreaordinárias e histéricas.

"A idolatria de um artista popular transborda os conceitos  puramente artísticos, penetrando-se de elementos empático- mitológicos de impossível aprisionamento por palavras, conceitos ou análises de exclusivo corte lógico-ideológico-racional" (TÁVOLA, 1985, p 170)

Uma forma de identificação com o ídolo, é o nosso próprio desejo, consciente ou inconsciente, de ser a pessoa que admiramos.
O ídolo é um símbolo que oferece um satisfação afetiva de nossas necessidades e desejos básicos: necessidade de reconhecimento; necessidade de ser amado e respeitado; necessidade de excitação e desafio.

"Fãs da música pop não são estupidas. Elas sabem o que querem. No final das contas, nem mesmo todas manipulações da mídia conseguem vender algo que não tem utilidade para elas" (RIMMER apud SHUKER, 1999, p 128).


Embora não se possam negar os que exista resultados positivos do ídolo como modelo, precisamos estar atentos para não cair em armações, do cinema, TV, e a mídia que ditam os modelos de ídolos que vão influenciar nossos desejos.
Essas armações corresponde a pasteurização de pensamentos w gostos, de um determinado publico consumidor.
O ídolo torna-se uma grande fonte de prazer e inspiração, para muitos fãs o ídolo funciona como um modelo de vida e emoção.
Na tietagem:
"Os estados de animo e os sentimentos organizados organizam-se e os objetos ou personagens adquirem significado. Ao fazer parte da tietagem, os fãs constroem identidades coerentes para si. Nesse processo, os fãs penetram em um domínio de atividade cultural, construído por eles mesmos, que é, potencialmente, uma fonte de inspiração para enfrentar ideologias opressivas e circunstâncias insatisfatórias da vida cotidiana". (LEWIS apud SHUKER, 1999, p 128)
Cada vez mais a mídia fabrica novos ídolos, explorando e pesquisando os desejos e fantasias de um publico consumidor, transformando artistas em mitos, e a industria cultural constrói ídolos instantâneos em escala industrial, como estive-se produzindo latas de ervilhas, transformados em produtos descartáveis.


Foto: "Hermer Pop Star"que faz parte do ensaio fotográfico Poético Mitológico 









Coisas de Hermes... 



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