sábado, 28 de março de 2009

Poético Mitológico (Perseu e o Simulacro de Atena)



A história do mito do herói ajuda a entender a difícil relação do ser humano com o mal e explica por que ele se tornou um ícone de consumo.
Herói nome dado pelos gregos aos grandes homens divinizados ou aquele que se distingue pelo valor ou por ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes durante a guerra. Também é o principal personagem de uma obra literária ou cinematográfica o protagonista da história.
Perseu foi encarregado por Polidectes de decepar a cabeça da Medusa. Para isso, o herói muniu-se de objetos mágicos, presentes dos deuses. Com ajuda de Atena, Hades e Hermes, Perseu venceu a Medusa. Para evitar sua visão que petrificava quem a fitasse, guiou-se por sua imagem refletida no escudo de Atena.
O mundo para Platão tinha pelo menos três graus: o modelo, o reino das ideias, da verdade absoluta; a cópia, o mundo em que vivemos, e o simulacro, a cópia da cópia.
O olhar de Medusa é uma faca de dois gumes mesmo morta podia petrificar quem olhasse para sua cabeça. Uma mecha de seu cabelo afugentava qualquer exercito invasor e seu sangue tinha o dom de matar e ressuscitar pessoas, sem falar Medusa era uma das três Górganas.
Todo ser humano, cada um á sua maneira e desafios, de um modo ou de outro, sente aprisionado: Basta analisar a enorme quantidade de pessoas insatisfeitas com a famosa vida moderna.
A vida moderna seria o reflexo da individualidade do homem, seu simulacro, os desafios sempre se apresentam e se multiplicam, nas sociedades antigas existia a figura do herói, mais no mundo moderno esse produto está cada vez mais em falta. Essa escassez da figura do herói seria pela grande falta de matéria prima, para produzir qualquer coisa precisa de modelos, o que está faltando. O que vemos é o grande sucesso de produção de monstros o que não falta é matéria prima, ela esta sobrando e cada vez serão produzidos mais e mais monstros.
Deveria ter um equilíbrio entre o herói e o monstro, mais para fabricar um herói é muito mais trabalhoso deve exercitar suas virtudes, sem falar em aperfeiçoar seu caráter, sentimentos e sua bondade, muito difícil. Para ser monstro é só deixar a natureza humana guiar sem nenhuma preocupação com sua consciência, movidos pelo instinto. Quem duvidar dessa afirmação é só ler um livro de história mundial ou mais fácil ver um telejornal, você vai notar que a quantidade que os monstros aparecem é impressionante. "Onde estão os heróis? Só nos contos de fadas!"
Ditados populares:
"Pimenta nos olhos dos outros é refresco"
"Cada macaco no seu galho", ou melhor, "Santo de casa não faz milagre".

Frases para os aspirantes a herói:
"Entre o homem que se faz compreender e aquele que não se faz há um abismo de diferença. O primeiro salva sua vida" (Primo Levi 1919/1987) escritor italiano.

Sobre as dificuldades que enfrentei:
"Ninguém está livre de sentir o que senti" (Rodrigo Ladir).

Nenhum comentário: