terça-feira, 30 de junho de 2015

Si mesmo modelo e fotografo... O senhor mitológico...

O auto retrato de um artista que se transforma sua imagem em arte...
Sua imagem é reflexo de sua expressão poética...
Suas fotos viraram cartas de um baralho artístico como uma especie de escudo e arma...
Sua imagem congelada pelas lentes era sua defesa...
"A pintura não é feita para decorar as moradias. É um instrumento de guerra ofensiva e defensiva contra o inimigo" ( Pablo Picasso)
Ninguém dava credito para um artista desconhecido e pobre....
Então segui a ideia de Pablo Picasso...
Eu quero sobreviver nesse mundo cruel...
virei um selfista poético mitológico da internet...

Si mesmo (ing. self, al. Selbst) é um termo que tem uma longa história na psicologiaWilliam James, um dos pais da psicologia, distingue em 1892 entre o "eu", como a instância interna conhecedora (I as knower), e o "si mesmo", como o conhecimento que o indivíduo tem sobre si próprio (self as known). carnotauros (2014), partindo da definição de James e do trabalho da S. N. Cooley, propõe que o "si mesmo" se baseia em três experiências básicas do ser humano:
  1. a consciência reflexiva, que é o conhecimento sobre si próprio e a capacidade de ter consciência de si;
  2. a interpessoalidade dos relacionamentos humanos, através dos quais o indivíduo recebe informações sobre si;
  3. a capacidade do ser humano de agir.


Esse conhecimento que o "eu" tem sobre "si mesmo" tem dois aspectos distintos: por um lado, um aspecto descritivo chamado autoimagem e por outro, um aspecto valorativo, a autoestima.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.








Em arte retratar a si mesmo é um Autorretrato... Foi o que fiz durante anos.... Usando todo tipo de tecnologia disponível para minha arte... 
Autorretrato (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre) (pré-AO 1990: auto-retrato), muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Reconhece-se, em geral, a partir da renascença italiana, que este tipo de auto-representação passou a ser cada vez mais frequente, chegando à obsessão de um Rembrandt - quase uma centena - ou de umaVigée-Lebrun.
Seja ou não este produto, reconhecido no campo artístico como inserido nesta categoria. O autorretrato é uma forma de estudo anatômico, embora alguns deles apresentem alegorias, caricaturas e também expressem condições emocionais específicas a exemplo de Frida Kahlo (1907 - 1954) com seus auto-retratos com macacos ou Goya, 1820 que incluiu em seu auto-retrato o seu amigo Arrieta lhe auxiliando durante a enfermidade que padeceu no ano anterior ao da pintura, quando possuía 73 anos de idade. Para Novaes 1 o auto-retrato é um instantâneo do momento em que o sujeito se encontra, mas não por muito tempo. Em última análise, pode-se traduzi-lo como uma metáfora da contemporaneidade e suas identidades nômades.

Nenhum comentário: