quinta-feira, 25 de junho de 2015

Aprendiz de estilista... O artista modelo de sua arte.... Fantasias de um Manequim

Aprendiz de estilista...







Sempre gostei de revistas e filmes de super heróis em quadrinho .. Sua influência é  grande em minha produção artística e poética.... Para mim a figura de um herói é um modelo de vida... Ele busca lutar para vencer o mal que existe nos outros e nele mesmo... 

Para Jung " O herói é uma " imagem arquitípica" ou seja, um patrimônio  comum humanidade, uma constante do psiquismo humano, simbolo representativo do inconsciente coletivo e por isso presente em todas as épocas"

Em meus desenhos sempre busco criar roupas inspiradas em heróis do cinema e revistinhas em quadrinhos... Criar uma roupa para um ser especial mexe com minha imaginação... Criar uma roupa feita especialmente para uma única pessoa... Isso para mim é criar uma obra de arte... Diferente de criar roupas usadas no dia a dia... Para mim qualquer objeto pode se transformar em arte... Objetos são poéticos... Basta exercitar a percepção e esquecer a função desse objeto... Exercitado a criatividade e a expressão podemos transformar a função do objeto... "Eu desejo que esse objeto se transforme em arte" isso que é magico...

O herói é um mito comum a todas as civilizações porque representa, simbolicamente, o processo de crescimento individual, esforço para o desenvolvimento, para o crescimento e a independência. Para o autor Artur da Távola "O herói é a própria expressão da aventura da vida: emerge da estrutura mais profunda do determinismo do desenvolvimento individual inerente ao ato de crescer. Pertence à espécie, como padrão básico representativo de etapa do crescimento".... 
" Em geral nas histórias em quadrinhos o homem comum que se transforma num super-herói poderoso, bonito, forte, justiceiro e onipotente" segundo Távola...
A transformação do acanhado, desastrado e tímido repórter no Super- Homem é um símbolo dos super poderes, não dele, mas da FANTASIA. 

" A fantasia do ser humano pode fazê-lo voar, forte, poderoso, bom, justiceiro, protetor dos fracos e oprimidos, in vulnerável." ( Távola, 19985, p: 341)

Então senhoras e senhores não sou um super herói que tem poderes... Sou um artista que faz muitas artes e um pesquisador... É isso que sou... Quando quero fazer um personagem eu pesquiso e investigo... A arte necessita de estudo e investigação... Que acaba sendo entendida e compreendida pelo seu olhar... Sofri muito com o julgamento das percepções mais variadas... Mais esse é uma das funções da obra de arte... O questionamento de ideias concretas... No mundo dos pensamentos nada pode ser concreto... Ideias novas tem que ter espaço para aparecerem a humanidade deve evoluir para enfrentar as novas e velhas problemáticas....
Sou uma pessoa comum que tenho muito medo, sofro com a falta de amigos de verdade, tenho vários traumas da vida que vivi... Não tenho super poderes... Pesquiso e estudo astrologia, mitologia grega e outros conhecimentos... E como todo artista expressão seu estado de espirito em suas obras.... Minha arte é o espelho do que estou sentindo... Quando ela esta brilhando é porque estou brilhando por dentro... Sou um artista... E gostaria de ser respeitado...

Faz muito tempo que deixei de postar no blog... Espero ter ainda muitas coisas para postar aqui... Eu não estou ainda bem... Tudo que eu fiz foi para salvar minha vida... Usei a arte como arma de defesa... Meu escudo... É horrível ser julgado e não ter a chance de ser defender... Perdão para aqueles que errei... Imaginem 15 anos passado efeitos pelos crimes contra a honra... A guerra psicológica é um dos crimes mais cruéis da humanidade...  É um milagre de Deus estar vivo... Estou em tratamento ainda... Que Deus proteja a todos... Boa Noite...


TÁVOLA, Artur da. A liberdade de Ver: televisão em leitura crítica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

TÁVOLA. Artur da. Comunicação é mito... Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985...

Nenhum comentário: