segunda-feira, 30 de maio de 2011

POÉTICO MITOLÓGICO (Balada do Jardim)






Será que o mundo quer-me mal porque ninguém tem assas como eu tenho! Porque Deus
Será que todos tem que ter o mesmo formato de nariz, para o mundo ser mais harmonioso e feliz.
Não invejo o poderoso veneno das serpentes! Seu serpentear (envolver, enrolar) não me interessa, estão condenadas a rastejar...
Bem! Senhoras e Senhores!
Nosso querubim de jardim esta só começando sua longa jornada!
O jardim é belo quando visto de um certo ângulo, mas pode ser bem diferente a visão em outros ângulos.
O jardim pode ser uma bela paisagem impressionista como as telas de Claude Monet ou dramática como as telas expressionistas de Edvard Munch.
O jardim é um paradoxo, depende do ponto de vista...

Senhoras e Senhores!
Boa Noite
Nosso pequeno anjo decorativo canta:

Balada do Jardim

O jardim é um templo onde vivo
Deixo escapar, a voz do meu coração
Confusas palavras movem meus passos
Minha alma dorme em algum lugar frio,
Até que encontro o céu bordado de estrelas

Resplandecente estrela colorida
Salve-me da escuridão
Fecundai o mistério desses versos
Cheios de cor, de Luz, de som

Sonho que sou um cavaleiro andante
Despindo as matas frondosas
Seguindo pelo rumo da emoção
Como um mimoso tapete de folhas
Onde o cintilante luar brinca entre flores

Resplandecente estrela colorida
Salve-me da escuridão
Fecundai o mistério desses versos
Cheios de cor, de Luz, de som

O expirar de uma tela impressionista
Nesta hora de sol puro
O execrável de um expressionista
Coxilhas de pântano
E infame sou, porque te quero,
E tanto te amo como se amam certas coisas obscuras
Dentro de mim, oculta, a luz daquela flor secreta.

Amor e morte, medo e solidão, culto a uma natureza sombria, idealizada absoluta da realidade: os ultrarromânticos levaram os extremos à expressão de sentimentos contraditórios, vividos pela maioria deles de modo atormentado. O francês Gustave Doré (1832-1883) foi pintor, escultor e ilustrador. Ganhou renome, na França romântica, por sua extraordinária habilidade para capturar, em ilustrações carregadas de drama, as principais características de uma obra literária.
Até hoje, as ilustrações mais conhecidas de livros como A divina comédia e Dom Quixote são de sua autoria.
Balada do jardim foi produzida para expressar esse estilo Ultrarromântico, já as ilustrações e fotografias é uma homenagem a Gustave Doré. Espero que Balada do jardim possa ser um pequeno fragmento que me possibilitou como poeta e ilustrador expressar sentimentos como a idealização, paixão e o amor.

Porque Balada de jardim?
Balada - Francês ballade; provençal balada, baixo latim, dançar ou poema lírico medieval, inicialmente cantado e depois só declamado. Poema composto por três estrofes e uma meia estrofe final. Também pode ser pequeno poema narrativo, histórico ou lendário. Se aprofundar melhor: Peça instrumental de origem romântica. Canção popular romântica. No popular diversão em clube de dança, casa de espetáculo ou festa, em geral noturna; noite.

Nenhum comentário: