quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Poético Mitológico: (Prometeu e sua audácia)

Hoje a homenagem é para o rebelde Prometeu, figura trágica e símbolo da humanidade, representa a vontade humana por conhecimento, sua captura do fogo é a audácia humana pela busca de conhecimento e de compartilhá-lo, o fogo era guardado por seres maiores que não permitem tal difusão, são os controladores.
Prometeu roubou o fogo divino de Zeus para dá-lo aos homens, que assim puderam evoluir e distinguirem dos animais. Como castigo Zeus ordenou a Hefesto acorrentá-lo ao cusme do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia ou abutre ia dilacerar o seu fígado, mas Prometeu era imortal e regenerava-se. Hércules libertou Prometeu de seu sofrimento, havendo concluído os seus doze trabalhos.
A tragédia de Prometeu acorrentado, de Ésquilo, foi a primeira a apresentá-lo como um rebelde contra a injustiça e a onipotência divina, imagem particularmente apreciada pelos poetas românticos, que viram nele a encarnação da LIBERDADE humana, que leva o homem a enfrentar com orgulho seu destino.
Prometeu é como a fênix.
A fênix, segundo o que relataram Heródoto ou Plutarco, é um pássaro místico, de origem etíope, de um esplendor sem igual, dotado de extraordinária longevidade, e que tem o poder, depois se se consumir em uma fogueira, de renascer de suas cinzas. Fênix também é o símbolo da ressurreição. O ser humano é capaz de se recuperar, refazer, recriar através do conhecimento, fugindo do domínio da ignorância.
Um pensamento:
"Nem sempre podemos analisar o homem pelo que faz; às vezes ele observa a lei e, no entanto, não possui valor, outras, infringe-as, e, no entanto é grande" (Oscar Wilde).

Nenhum comentário: