sexta-feira, 31 de outubro de 2008

POÈTICO MITOLOGICO (A HORA DO ARREPIO)






Monstro ser fantástico das lendas mitólogicas ou pessoa cruel, feroz ou desumana. Como 31 de outubro é HALLOWEEN dia perfeito para lembrar destes seres.
O nascimento de um monstro era cercado de fúria, muitas vezes a ira das deusas, que produzia uma criatura monstruosa, que vivia nas sombras e no inverno. Geralmente, eles empregavam seus dotes para perseguirem e prejudicarem os humanos. Um exemplo era a esfinge de Quimera.
Medusa monstro terrível que fora em outros tempos uma linda donzela, que se orgulhava de seus cabelos, mas atreveu a competir e substimar a beleza de Atena (DEUSA DA SABEDORIA).
As Harpias representadas ora como mulheres sedutoras, ora como horríveis monstros, as Harpias traduzem as paixôes obsessivas bem como o remorso que se segue a sua satisfação. Parcelas diabólicas das energias cósmicas, representam a provocação dos vícios e das maldades, e só podem ser afugentadas pelo sopro do espírito.
Os monstros causaram tanto medo nos deuses que estes fugiram para o Egito e se esconderam sob variadas formas. Zeus transformou-se em carneiro, Apolo em corvo, Dionísio em bode, e Ártemis em uma gata.
Heracles enfretou a HIDRA DE LEMA (monstro que quando cortava a cabeça surgiam duas novas cabeças no lugar).
Atena e seu escudo "ÉGIDE"
Escudo de Zeus e de Atena no qual estava pregada a cabeça da górgona Medusa, ser terrível cuja a visão transformava em pedra aqueles que a fitavam.
O que eu posso dizer sobre o mal: "Para o triunfo do mal basta que os bons fiquem de braços cruzados" (Edmund Burke) sem dúvida o mal reina em qualquer sociedade que os bons não entram em ação.
"Haverá justiça no mundo somente quando aqueles que não forem injustiçados se sentirem tão indignados quanto aqueles que o forem" (Sólon)
Onde estão os Heróis?

Nenhum comentário: