quarta-feira, 30 de novembro de 2011

POÉTICO MITOLÓGICO: (O Protópito de Eros)



Boa Noite!
Senhoras e Senhores...
Situado numa grande fábrica de desejos industriais, a nossa fabulosa loja de brinquedos é o centro de criação e produção de todos os produtos e da imagem da nova coleção BOY TOY. Portanto, o projeto de instalação desses novos produtos devia, em primeiro lugar, estabelecer um diálogo visual e conceitual com nossos consumidores. O caráter pop foi conservado e usado como marca para elaboração do protótipo inicial da coleção. O modelo original sofreu algumas reformulações gerais. Mas mantendo coerente o seu discurso ousado e irreverente. Não fugindo da essência poética. Além disso, sofreu uma reformulação de significado, uma reciclagem industrial do pensamento, através de efeitos visuais e sentimentais de surpresas e imprevistos na sua fabricação. A amostra da nova coleção foi projetada por MISTER R que usou o seu reflexo dominante para projetar e produzir em série os novos modelos. Nossa Rainha poderá escolher... São nove modelos... Senhoras e Senhores! Antes de começar a demonstração de nossos produtos... Nossa poderosa Rainha quer divulgar sua nova canção tema do primeiro episódio da série Toy Story Show!




A Rainha canta: Shopping Show

Na vanguarda dos desejos industriais
Entre a ironia e a militância política
Peças de todos os tamanhos, preços e estilos
Entre outras bugigangas colecionáveis
Nasce à encantadora geração art toy

Shopping Show vitrine social
Paraíso do capitalismo sentimental
Shopping Show vitrine social
As melhores marcas e os melhores preços
Shopping Show vitrine social
Facilita suas compras
Aproveite agora...

Charme e diversão são nossa garantia
Aproveite nossa promoção especial
Cadastre o seu código emocional em nosso site
Para concorrer uma conscientização promocional
Não perca essa imperdível oferta
E participe desse belo show
Faça já seu pedido!

Shopping Show vitrine social
Paraíso do capitalismo sentimental
Shopping Show vitrine social
As melhores marcas e os melhores preços
Shopping Show vitrine social
Facilita suas compras
Aproveite agora...

Oh! Poderosos executivos-chefes retomaram suas negociações
Oh! Criador da série retorna a parceria com os antigos patrocinadores
Oh! Queridos consumidores...
Confiram nosso catálogo online
Ofertas válidas para todas as redes sociais atualizadas
Até enquanto durem os estoques...




Para projetar e fabricar o poema SHOPPING SHOW inspirei na evolução da embalagem e sua história. O grande impulso no desenvolvimento das embalagens foi à revolução industrial. O século 18 foi marcado por um grande salto tecnológico que afetou profundamente a humanidade, sua relação com o tempo, o espaço e com a natureza. Mudaram as cidades, as técnicas de fabricação de mercadorias, e também os transportes. Durante a Idade Média, os produtos eram feitos artesanalmente. A partir da Revolução Industrial, as máquinas passaram a substituir as pessoas nas fábricas. Ao mesmo tempo em que isso gerou desemprego, acelerou o ritmo da produção, permitindo que produtos fossem produzidos em grande quantidade, a um preço menor e em tempo reduzido. É a chamada produção em escala. Não só o ritmo de produção acelerou, mas também o tempo gasto para viajar, chegar a outros países levando e trazendo mercadorias.

Uma reflexão sobre a TOY STORY SHOW e seus produtos: "No ensaio sobre a destruição da aura, Walter Benjamin assumia uma posição otimista, pois imaginava que a reprodução das obras de arte (pelo livro, pelas artes gráficas, pela fotografia, pelo rádio e pelo cinema) permitiria à maioria das pessoas o acesso e criações que, até então, apenas uns poucos podiam conhecer e fruir. Benjamin esperava que houvesse a democratição da cultura e das artes. O otimismo de Benjamin não era infundado. De fato, quando levamos em consideração os efeitos sociais e políticos do primeiro grande meio de comunicação de massa, a imprensa de Gutenberg podemos verificar sua importância para a democratização da cultura.” (CHAUI, Marilena. Iniciação á filosofia: ensino médio, volume único. São Paulo: Ática, 2010).

Nenhum comentário: