terça-feira, 15 de novembro de 2011

POÉTICO MITOLÓGICO (O Flash de Eros)

Boa Noite Senhoras e Senhores...
O espetáculo chegou num ponto de muita intimidade para nossos astros...
Sentimentos, emoções, sonhos, desejos, intimidade e muito amor criaram um forte laço de ligação entre nossos astros...
Une-se; Combinar; Harmonizar-se ou Casar...
Para promover o casamento uma canção de abertura:

Senhoras e Senhores...
Nossos astros cantam:

Fotonovela


Fala sério, a vida reserva tantas coisas
O lance é expressar as imagens e letras do amor vivido
Tipo assim, escrevendo mesmo
Um grande manifesto de secretos sentimentos
Revelados pela lente da emoção
Pensando bem, na boa, estou retratando memórias

Fotonovela gloriosa explosão de flash
O amor agita meu espírito e corpo
Sei bem que eu bombei tanto,
Mas agora quero fazer a pose certa
Ai, na moral...
A chama que queima meu desejo
É a mesma que ascende minhas esperanças

Mas cara, diário é muito formal,
Eu vou te chamar de O CARA DE MEMÓRIAS ALADAS
Afinal de contas, é legal você ter "apelido"
Para o verdadeiro álbum de amigos mais íntimos.

Fotonovela gloriosa explosão de flash
O amor agita meu espírito e corpo
Sei bem que eu bombei tanto,
Mas agora quero fazer a pose certa
Ai, na moral...
A chama que queima meu desejo
É a mesma que ascende minhas esperanças

Muita loucura!
Confesso que essa explosão
Foi um dos shows mais irados que participei
Cara, fala sério, só com amor verdadeiro
Eu tenho que aproveitar a vida
Sem errar o enquadramento
Acertando na angulação do melhor ponto de vista
Calma... A luz será meu melhor guia
Um amor congelado, com certeza
Ninguém merece, não dá não
Fala sério...


Para compor o poema FOTONOVELA é claro que me inspirei nas fotonovelas da década de 60; história romanesca em quadrinhos, composta de imagens fotográficas e textos. Recorrendo a um dicionário etimológico, temos que a palavra fotografia é a junção de phôs=luz e grafia = escrita. Isso significa que a fotografia é a arte de fixar, por meios técnicos, a luz refletida pelos objetos.
Foi por volta de 1826, na América e na Europa, que várias pessoas se ocuparam em experimentar métodos para captar e fixar imagens por meio de processo químico e uso de câmera escura. Essas experiências ocorreram por cerca de quatro décadas, até que, em 1888, surgiu o primeiro aparelho fotográfico portátil.
Em pouco tempo a fotografia se disseminou por todo planeta, atraindo o interesse de profissionais e de amadores.

Uma reflexão sobre a fotonovela:

A fotografia é, pois, arte e documento a um só tempo. É criação e testemunho amalgamados; binômio indivisível, revelador e unívoco, cuja terrível ambiguidade nos informa e confunde, também, a um só tempo. Por maior que seja a "fidelidade" da fotografia em relação ao assunto, ela nunca escapará do fato de ser uma representação do real. Uma representação selecionada através de um filtro cultural que é seu autor: o fotógrafo. A fotografia é, portanto, o resultado de uma leitura particular do real, ou melhor, de uma interpretação pessoal aprioristicamente carregada de pré-conceitos e pré-juízos acerca do mundo e da vida [...].

(KOSSOY, Boris. Análise e interpretação do documento fotográfico: novas abordagens. In: USP. Seminário Perspectivas do Ensino de História. Anais. São Paulo: USP, 1988. p.161-2.).

Nenhum comentário: