terça-feira, 26 de julho de 2011

POÉTICO MITOLÓGICO (A Estética Informativa)

Bom Dia! Senhoras e Senhores
As lembranças das primeiras manhãs são feitas para durar a vida inteira. Juntos desde o começo, com um belo arranjo de copo-de-leite decorando cada manhã de beleza e sofisticação, fazendo de cada dia um momento especial e de bom gosto.
Nossa segunda candidata a MISS Copo-de-Leite também conhecida como Lírio de Nilo é considerado um símbolo de tranquilidade e paz.
Nosso pré-cavaleiro das boas vindas para nossa bela candidata, cantando:

Sofisticada Sutileza

Nesta hora de pura emoção
O essencial é saber ver
Porém os olhos não perguntam nada
Mas a mente é um jardim excepcional
No anfiteatro natural
As luzes estão sempre acesas

Sofisticada Sutileza
Miss Copo-de-Leite
O que era tão claro ficou mais raro,
Como véu de donzela em branco
Eu vos direi: "Amai para entendê-las!”.

Um tom suave de paz
Formas de amor, constelar mente pura
De luares, de neves e de neblina
Dormência de volúpico veneno
Sutil dama que tranquiliza.

Sofisticada Sutileza
Miss Copo-de-Leite
O que era tão claro ficou mais raro,
Como véu de donzela em branco
Eu vos direi: "Amai para entendê-las!”.

Musa da cor da neve, da cal, do leite,
Livrai nossas mentes das impurezas
O homem é o único animal que passa por outro
E que finge que não vê.

Sofisticada Sutileza
Miss Copo-de-Leite
O que era tão claro ficou mais raro,
Como véu de donzela em branco
Eu vos direi: "Amai para entendê-las!”.

Vossa Alteza é a folha em branco que não foi escrita
No bestiário do anjo, você ‘é o espaço livre em textos escritos.
Nada contra as flores que tem seu texto decorado na ponta da língua.
Mais nada se compara ao poder de sua sofisticada sutileza

Para compor Sofisticada Sutileza me inspirei nos belos arranjos de Copo-de-Leite, nome comum de duas espécies de plantas aquáticas, de flores brancas, cultivadas como ornamentais. Para muitos a planta representa inocência e pureza, associa-se ao sagrado e simboliza a paz. Ela é indicada para composição de arranjos para eventos, principalmente casamentos, de buquês de noivas ou buquês para outras ocasiões como dia das mães e dos namorados.

Curiosidades sobre nossa Miss Copo-de-Leite:
Ela é uma planta tóxica, possuindo cristais de oxalato de cálcio e ácido oxálico. A ingestão de qualquer parte da planta pode causar irritação em lábios e língua, edemas, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação. Para manusear os rizomas recomenda-se a utilização de luvas. Possivelmente é uma espécie invasora, mesmo sendo uma praga, é muito vendida em floriculturas, e apreciada em jardins.

Espera ai! Temos outras descrições sobre a bela Miss Copo-de-Leite:

Uma curiosidade sobre o copo de leite é que ele possui uso culinário. "O que como isso!" O rizoma da planta que é bulbo (subterrâneo) quando bem cozido pode servir de alimento. A essência da flor é também utilizada medicinalmente nos chamados Florais de Minas, para combater a depressão, sofrimento e conflitos emocionais/sexuais. Crê-se que essa essência ajuda a pessoa a ter mais harmonia, perceptibilidade, aceitação de si mesma e paz.

Pensamento do dia: "Nunca fiquem com a primeira impressão, opinião, ou explicação. Elas são feitas para os preguiçosos mentais. O melhor mesmo é pesquisar e investigar profundamente aquilo ou aquela que querem definir, rotular ou julgar. Nada mais mal nada vida que ser um injusto descuidado." (Rodrigo Ladir)

Sobre o besta aqui! rssssss...
Melhor! Sobre o autor do livro (blog) uma pequena explicação: Minha inspiração veio dos bestiários medievais.

O que seria os bestiários?
Na Idade Média, bestiários eram livros em que descrições detalhadas do mundo natural, principalmente da fauna, eram compiladas por monges católicos. Os bestiários apresentavam animais, pássaros e peixes comuns (o leão, o corvo e o golfinho) e também seres imaginários e fantásticos (o unicórnio, a fênix e a sereia).
O objetivo fundamental dos bestiários era expor o mundo natural, mais do que documentá-lo ou explicar o seu funcionamento. Outro dos objetivos era a instrução do homem [...] Através da natureza e dos hábitos dos animais, o homem poderia ver a humanidade refletida e aprender o caminho para a redenção.
(Disponível em Acesso em: 13 jun. 2006)

Nenhum comentário: