sábado, 5 de setembro de 2009

Poético Mitológico (As met-AMOR-foses)





O Mito e suas metamorfoses.
Metamorfose, "mudança de forma", vem do verbo grego "eu transformo". Marca do sobrenatural, do maravilhoso e do fantástico, é um dos temas-chave da mitologia grega.
Para os antigos, a metamorfose era um dos mais importantes aspectos da ação divina; só os deuses podiam metamorfosear a si próprios e os outros. Os deuses metamorfoseavam-se ou para atingir seus desígnios (Zeus e suas amantes), ou por piedade (Níobe), ou punição (os piratas de Dioniso) ou, ainda, como um sinal para os homens.
O papel das transformações no mito tem sido estudado desde a Antiguidade, esse fenômeno foi considerado evidência de um primitivo estágio da religião grega. Outras explicações seriam a existência de história folclórica prévia ou simples invenção literária (metáfora da morte e formas de fuga). Mais estudos recentes, em especial os de Irving, consideram a metamorfose um importante elemento narrativo que, além de ilustrar as mudanças de categoria exigidas pela narrativa mítica, evoca respostas imaginativas, emocionais e torna a história excitante, tocante ou divertida...
Uma frase sobre a METAMORFOSE:
"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"(Raul Seixas).

Nenhum comentário: