quinta-feira, 9 de abril de 2009

Poético Mitológico (O IMPAGÁVEL PÉGASO)

Criatividade, que bicho é esse?


O Impagável PÉGASO.

Pégaso, segundo a mitologia grega, nasceu do sangue da Medusa, decapitada por Perseu. Os mitos podem ser entendidos como transposições dramatúrgicas dos arquétipos, esquemas e símbolos, ou composições de conjunto, epopeias, narrativas, gêneses e outros.
O símbolo pode ser um sinal figurativo, imagem, ser ou objeto que representa um conceito. O simbólico é expresso por meio de símbolos ou metafórico e até alegórico. Para alguns autores não há CRIATIVIDADE sem problema referente. Ela sempre parte de um problema, na maioria esmagadora ou então vai ao problema em situações excepcionais. Contudo a CRIATIVIDADE é sempre componente ativo de um problema, explicando a razão de ser componente para a solução de problemas.
O símbolo de Pégaso metade cavalo e metade pássaro o que tem a dizer?
O cavalo comum é um símbolo tradicional do desejo carnal. Os centauros, metade homens, metade cavalos, são seres que representam a identificação do ser humano aos instintos animalescos. Já o CAVALO ALADO (Pégaso) ao contrário, é símbolo da sublimação e da imaginação CRIADORA. Na literatura clássica há numerosas alusões a história de Pégaso que se tornou um dos temas preferidos da literatura e das artes plásticas gregas.
Pégaso vivia no Parnaso, no Hélicon, no Pindo e na Piéria, lugares frequentados pelas MUSAS, filhas de Zeus e Mnemósine (Deusa da memória). Com um de seus coices, fez nascer à fonte de Hipocrene, que se acreditava ser fonte de inspiração dos poetas.


Uma reflexão para a mitologia e o símbolo de PÉGASO O CAVALO ALADO:
"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida" (Jung 1920).
Para os iniciantes a MITOLOGIA:
Não confundam os cavalos. Ok... Rrrrsssss...

Nenhum comentário: