sábado, 6 de setembro de 2008

Auto Retratos (Imperador ou Louco?)





Imperador ou Louco?
O imperador é o que governa e representa as energias materiais que o homem utiliza para dar a suas criações uma realidade momentânea. Ele simboliza o homem protetor, indica uma situação sólida, ativa, apoiada pelo poder da imagem paterna, que indica proteção, através do arquétipo vinculado com o pai, indica autoridade, força e experiência.
Enquanto o Louco denuncia abuso de poder, despotismo ou incapacidade para dominar a si próprio. É a insensatez e imprudência é jovem e não importa seu destino, tem mania de aventura e não lhe importam os perigos que o possam perseguir. Sua atitude é bastante desorientadora, sobretudo para os outros, já que não se rege por nenhuma norma, é ingênuo, despreocupado e tem pouca responsabilidade. Em o Louco, sua alienação é seu principal empecilho para liberdade. No plano espiritual é ambivalente entre essência e erro, o anarquista ou poeta insatisfeito, o iludido que se nega a olhar a realidade do mundo.
O que posso dizer: O trono é símbolo do poder e você somente conhecera uma pessoa quando ela estiver sentada no trono. Então me pergunto: Quem responde a majestade ou o louco? Digo "O objetivo humano deveria ser o conhecimento de si mesmo, a autoconsciência despertada e mantida em vigília" Sócrates.

Nenhum comentário: