segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

POÉTICO MITOLÓGICO (Queen of Fashion ou a Rainha da moda)




Salve, Salve a Rainha Felina!
Ela não é uma gata fútil e ingênua, mas uma mestra em usar o glamour como arma para se firmar numa corte estranha e hostil.
Nossa majestade entendeu que ser uma rainha significava essencialmente interpretar um papel. Mas que isso, ela logo descobriu que, por meio de mudanças, ela podia modificar esse papel e até fugir dele.
Senhoras e Senhores... Felinos e Felinas
Vossa Majestade canta: Queen of Fashion (Rainha da moda)

A ambição reina no mundo
Eu merecia o melhor vestido
E a enjoada corte
Sempre dizia
Para ser amada
Seja sempre dócil
Bela Rainha

Script, Script Fashion Business
O charme do filme B
Script, Script Fashion Business
Chacoalhou a moral

Nunca vi uma Rainha com tanta elegância
Não perde a pose mesmo dentro de um pijama
Estilo Antonieta
Entre chiliques e bafafás

Script, Script Fashion Business
O charme do filme B
Script, Script Fashion Business
Chacoalhou a moral

Já foi rotulada de tudo
Mas na essência é uma
Pinup do pop
Hoje é revolucionaria
No filme ou na TV
A atitude faz a festa

Script, Script Fashion Business
O charme do filme B
Script, Script Fashion Business
Chacoalhou a moral

Hoje não tem reflexão... Mas tem uma curiosidade sobre o estilo da Rainha!
Ho tal estilo Antonieta.
Quando queria dar um recado à corte, Maria Antonieta usava a moda para expressar. Diariamente, a rainha recebia a visita da modista Rose Bertin, conhecida como "ministra da Moda". Desses encontros saíram roupas e acessórios que fariam os carnavalescos do Brasil se roerem de inveja... Brincadeira...Rsssss. Mais ela até os dias de hoje inspiram muitos estilistas e carnavalescos... Ela veio bem antes da pequena notável Carmem Miranda.

Para os críticos da corte.
Maria Antonieta nunca disse a frase do brioche:
“Se não têm pão, que comam brioches”! A frase virou ditado usado até hoje para criticar qualquer governante insensível. Ela teria sido dita por Maria Antonieta durante sua coroação, em 1774, quando soube que o povo das províncias francesas não tinha pão para comer. Tudo, isso, porém, não passa de lenda.
É consenso entre os historiadores que a rainha nunca disse a frase, que acabou sendo usada contra ela durante a revolução Francesa.
A pista mais provável vem do livro Confissões, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, publicado pela primeira vez em 1778. “Recordo-me de uma grande princesa a quem se dizia que os camponeses não tinham pão, e o que respondeu: “Pois que comam brioches”“. Os registros históricos disponíveis, entretanto, mostram que, na época da coroação, Maria Antonieta se preocupava com a situação dos pobres. Numa de suas cartas à mãe, ela chega a comentar o alto preço do pão. E acrescenta: "Tenho visto as pessoas nos tratarem tão bem, apesar das desgraças, estamos ainda mais obrigados a trabalhar pela felicidade deles".

(Trecho retirado da revista Aventuras na História da editora Abril, edição 41, Janeiro de 2007. Matéria: A Última Rainha.).

Nenhum comentário: