sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Poético Mitológico: (Hefesto o Inventor)



Monte Olimpo e Olímpicos são duas famosas revistas de fofoca, mexerico e intrigas nada contra mais prefiro outra linha de revista (Poético Mitológico) que busca uma pequena reflexão sobre o comportamento dos deuses mitologicos.
Continuando o desfile dos deuses gregos, hoje o assunto é HEFESTO.
O artista celestial ou para alguns críticos, o artesão divino. Era filho de Zeus e de Hera e, como nascera coxo (manco), sua mãe o atirou para fora do céu. Outra versão diz que Júpiter atirou-o para fora com um pontapé devido á participação dele em uma briga dos pais, e o defeito seria consequência dessa queda. Também era o deus do fogo, que produzia muitos objetos e acessórios utilizados pelos deuses, inclusive os raios de Zeus.
Era considerado o deus mais feio dos deuses e personificava a inventividade e a criatividade. Ele foi rejeitado pelos pais e expulso do Monte Olimpo, lugar onde só o poder e a aparência tinham importância. Suas qualidades são desvalorizadas no mundo atual e com certeza terá muita dificuldade de fazer sucesso.
Assim como Adão e Eva foram expulsos do Paraíso, Hefesto caiu na terra e o sofrimento e a necessidade de trabalhar são decorrentes de sua expulsão do Olimpo.
Mais, tarde, casou-se com Afrodite, que lhe foi destinada por Zeus como pagamento dos raios que tinha feito.
A beleza e o Amor foram valores negados a Hefesto desde seu nascimento, uma bela mulher, como a deusa Afrodite, pode ser a musa inspiradora que provoca seus sentimentos.
O casamento de Afrodite e Hefesto é a personificação entre a habilidade para trabalhar com as mãos e a beleza produzida por ela. O mito do objeto artístico.
Hefesto é monógamo, fiel e espera que sua parceira também o seja. Para ele só o trabalho dá profundidade e sentido a sua existência.
Hefesto e seu lema:"O único lugar aonde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário" (Vidal Sassoon, 1928).

Nenhum comentário: