terça-feira, 6 de setembro de 2011

POÉTICO MITOLÓGICO (A Estética Simbólica)

Boa Tarde! Senhoras e Senhores!
Nossa oitava candidata é símbolo da pureza, também conhecida como, "Joia da Sabedoria". É uma planta aquática que nasce nos charcos e rios de águas turvas. Mesmo nascendo no fundo de charcos aflora à superfície da água com uma flor imaculadamente branca. Ela também conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia, é uma planta da família das ninfáceas (mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia, principalmente). A divina Miss Flor de Lótus na passarela, ou melhor, no belo lago de nosso divino jardim.
Atenção!
Nosso pré-cavaleiro canta para saudar a Miss Flor de Lótus:

O Cultivado Nirvana

Quando a clara e límpida natureza
Da mente se despertar
Descobrira que o mais alto grau de paz interior
Decorre da prática do divino amor

Mística Miss Flor de Lótus
A aparência é diferente para diferentes pessoas
O verdadeiro antídoto para eliminar a primitiva ignorância
É o conhecimento da luz interior dentro de nós
Cultivando o ato de expansão espiritual
São passos para o verdadeiro nirvana.

Extraordinário é o poder de superação do sofrimento
A força com que ela nos impele para enfrentar
Os desafios e dificuldades do caminho
O passo a passo é a busca da elevação mental

Mística Miss Flor de Lótus
A aparência é diferente para diferentes pessoas
O verdadeiro antídoto para eliminar a primitiva ignorância
É o conhecimento da luz interior dentro de nós
Cultivando o ato de expansão espiritual
São passos para o verdadeiro nirvana.

É fruto:
Histórias que fazem bem á alma e aquecem o coração
É fruto:
Compreender que o significado de "uma mente aberta"
Seja igual ao de uma "porta aberta"
É fruto:
Colher uma conduta ética positiva.

Para compor O CULTIVADO NIRVANA busquei como inspiração uma lenda budista que nos relata que quando Siddhartha, que mais tarde se tornaria Buda, tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram. Assim, cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual. Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) esta simbolizada pelas flores de lótus completamente abertas, cujos centros e pétalas suportam imagens, atributos ou mantras de vários Budas e Bodhisattvas, de acordo com a posição relativa à relação mútua.
O que me chamou a atenção na representação da Flor de Lótus são os ensinamentos budistas que compara essa flor ao homem em busca de iluminação, mesmo tendo sido criado em uma sociedade sórdida e materialista, todas as pessoas possuem dentro de si o potencial que lhes permite expressar sua natureza essencial, atingindo aquele estado de êxtase de consciência denominado Satori (simboliza a cessação da dualidade, a realização do absoluto), para os Budistas, Nirvana para Samadhi para os Yoges.
Da mesma forma que a lama não suja as pétalas do Lótus, assim também, o homem pode conviver com os problemas do mundo, sem deixar-se influenciar por eles.

SIMBOLICAMENTE FALANDO:

"Assim como o lótus brota de dentro da escuridão da lama para a superfície da água, florescendo somente depois que se elevou acima da água e por permanecer imaculada sem se contaminar nem com a terra nem com a água que o nutriram, da mesma forma a mente, nascida do corpo humano, desabrocha suas verdadeiras qualidades (pétalas) depois que se elevou acima das torrentes lodosas da paixão e da ignorância, e transforma as forças obscuras das profundezas em brilhantes e puros néctares da consciência iluminada”.
(Govinha, pg.89 in Philip Kapleau: Os três pilares do Zen. Ed. Itatiaia).

Hoje eu dedico a Miss Flor de Lótus para todos aqueles que sofreram em sua caminhada terrestre. Que passaram pelos caminhos cultivados pelo desprezo, perseguição, discriminação, humilhação, infâmia, censura, calunia, difamação, abandono, traição, ilusão e enganação. Essa flor é uma pequena homenagem para todos aqueles que passaram por cima das injustiças, desvalorizações e pelo esquecimento humano...
Viva a luta pela superação humana...

Nenhum comentário: