quinta-feira, 30 de julho de 2009

Poético Mitológico (A Performance Estrelar)


Alo, Alo viajantes.
O grande circo estrelar
Apresenta
Disco Show
Quem é?
É só seguir sua imaginação
Que tudo que é livre e criativo
Aonde é em cima
Aonde é em baixo
Se a terra gira solta
Num espaço infinito
Esse globo é um mistério
Teremos sol, teremos chuva.
Vem comigo dançar
Quem é?
Musa disco, disco, disco Show.
Imaginação
Não precisa pagar ingresso
Imaginação
Não precisa ter o cartão de crédito
Imaginação
Não precisa ter carteirinha de sócio
Imaginação
Não precisa ter o diploma adequado
Imaginação
Não precisa ter o sobrenome e a cor certa
Imaginação
Abre as asas sobre nós
Quem é?
Musa disco, disco, disco Show.
Por isso onde quer que esteja
Há de ouvir o som
De suas mais fantásticas fantasias
Vem dançar comigo
Em mundos mágicos
Não se segure
Essa dança é demais
Quem é?
Musa disco, disco, disco Show.
Onde os sonhos se multiplicam



Sobre o dueto acima: A simbologia de cada mito resume a conduta humana. Pode ser: Zeus e Íris

Zeus simboliza o reino do espírito, Deus único e Íris simboliza a ligação entre a terra e o Céu, entre os deuses e os homens. Sobre a mitologia de Íris na mitologia grega é a mensageira dos deuses, e, em particular, de Zeus e de Hera. É a correspondente feminina de Hermes e, como ele, é leve, alada, veloz.
"Simboliza o arco-íris, e, do modo mais geral, a ligação entre a Terra e o Céu, entre os deuses e os homens" (Chevalier e Gheerbrant, 1998).
Para outros a performance é de Baal e Belit: Casal de deuses adorados pelos semitas, Baal como deus do furação e da fecundidade, Belit como deusa da fecundidade, sobretudo agrária.
"Simboliza a presença ou retorno periódico, em toda civilização, de uma tendência a exaltar as forças instintivas (Chevalier e Gheerbrant, 1998).
Sobre o DISCO SHOW:
Performance mitológica resultado obtido, em cada uma de suas exibições em público, por um artista ou por um atleta.
Duas frases para ilustrar o texto:
"Criatividade é como ginástica quanto mais se exercita mais fica forte" (Walt Disney)
Ou
"Na arte, a inspiração te um toque de magia, porque é uma coisa absoluta, inexplicável. Não creio que venha de fora pra dentro, de forças sobre naturais. Suponho que emerge do mais profundo "eu" da pessoa, do inconsciente individual, coletivo e cósmico.” (Clarice Lisperto).

sábado, 25 de julho de 2009

Poético Mitológico (Lições do trápezio)


Senhoras e Senhores
Inspire, expire
Você pode mudar seu ritmo
SIM
De braços abertos
SIM
Como Cristo redentor
Vamos lá
Derrubando as barreiras
Com fibra e garra
Sem medo de lutar

Já é tempo de refletir
Vem que o sonho não tem fronteiras
ESPERANÇA, olá para mim
Hei, Estou aqui

A cabeça a flutuar
Voo para liberdade
Pelos caminhos das estrelas
Pelas nuvens, pelo céu infinito

Trapezista
De um lado para outro
Pra frente e pra traz
Pode acreditar que nesse mundo
No Fundo
“A GENTE”
Precisa aprender a confiar

Muitos não tem coragem de se entregar
Toque alto o coração
A gente faz a mágica mais linda
Está na hora de aquecer

Trapezista
De um lado pro outro
Pra frente e pra traz
Pode acreditar que nesse mundo
No fundo
“A GENTE”
Precisa aprender a confiar
Pobre do homem que não sonha
Pobre do mundo que tem
Muitos homens que não sonham.



Para Platão, uma nação só poderia ser forte se acreditasse em Deus. Esse Deus não poderia ser uma simples força cósmica, caso contrário não inspiraria esperança e conforto ao coração dos aflitos.
A nação deveria crer, sim, num Deus vivo um Deus imortal, que levaria a esperança de outra vida capaz de dar coragem ao homem para enfrentar a sua morte.
Um pensamento sobre os trapezistas:
"A vida é como uma pedra dura, de tantos sonhos perdidos, desperdiçados sem ao menos lembrar da pura realidade que nos cerca, a vida é como um mar de espinhos, não adianta chorar, apenas deixar que o mau tempo vá embora e que uma nova esperança surja para fazer a mais bela estrela de um céu escuro brilhar" (Glauber Vilvert da Silva).

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Poético Mitológico (A ginga e o jogo do equilibrista)






Senhoras e Senhores
Em degrau em degrau
Em passo-a-passo
Vai o equilibrista
"Caminho fácil"
"Que nada!"
Se começa a duvidar
Bye, bye equilíbrio
Se fica nervoso
Bye, bye equilíbrio
Se não tem opinião própria
Bye, Bye equilíbrio
Se não tem confiança
Bye, Bye equilíbrio
Se perde a fé
Bye, Bye equilíbrio
Planejar o próximo passo
Para não cair
Apesar de muita teoria,
A corda bamba é instável
Ela reflete o movimento do equilibrista
Ginga no jogo do equilibro
Senhor equilibrista
Tudo na vida tem
Seu preço!
Uma parte do público
Grita: "Você consegue"
A outra parte grita: "Vai Cair"
"Isso faz parte do show"
O circo também é democrático
Ginga no jogo do equilíbrio
Senhor equilibrista
Tudo na vida tem
Seu preço!
Se começa a duvidar
Bye, Bye equilíbrio
Se fica nervoso
Bye, Bye equilíbrio
Se não tem opinião própria
Bye, Bye equilíbrio
Se não tem confiança
Bye, Bye equilíbrio
Se perde a fé
Bye, Bye equilíbrio

O herói trágico grego está numa eterna luta num jogo de forças sobrenaturais sobre as quais não tem poder. Dependendo do passo que der, caminhará para o sucesso ou para o fracasso.
Para refletir sobre a caminhada do equilibrista:
"Quem quiser alcançar um objetivo distante tem que dar muitos passos curtos" (Helmut Schmidt).
Ou
"Não há exemplos na História de se ter conquistado a segurança pela covardia" (Léon Blum).

terça-feira, 21 de julho de 2009

Poético Mitológico (O atirador de palavras afiadas e a roda da vida)


Respeitável público
Palavras podem cortar
Como uma faca
Eu imagino quem será o próximo
Palavras podem despedaçar
Um coração
Por que tantos atiradores de facas?
Palavras afiadas
Você pode ver minhas lágrimas?
Palavras afiadas
Por que tantos rótulos?
Palavras afiadas
Eu sobreviverei depois desse show!
A roda da vida
Gira, Gira, Gira...
Para cima, para baixo
Palavras que perderam o seu
Significado são apenas alegorias do show
Críticas mecânicas
Críticas ensaiadas
Críticas copiadas
Ou simplesmente palavras afiadas
Os atiradores falam:
"Não vou errar a mira, você vai sobreviver”.
Eu digo:
"Não quero fazer parte desse número do show"
"Posso sair ferido"
Palavras afiadas
Palavras que machucam
Os que têm corações sensíveis.
Palavras envenenadas
Avareza,
Cobiça,
Luxúria,
Gula,
Ira,
Inveja,
E Preguiça, palavras afiadas.
Para os corações sensíveis.


Sócrates desenvolveu uma investigação quase compulsiva pelo significado das palavras. Seu objetivo, porém, não era chegar a definições e conceitos definitivos. O que lhe interessava era apenas a troca de ideias, a conversa. A meta da discussão era mostrar ao interlocutor que ele era detentor de falsas verdades, que seu conhecimento era limitado e obscuro, pois, para Sócrates o reencontro consigo mesmo só pode se dar a partir da consciência da própria ignorância.

sábado, 18 de julho de 2009

Poético Mitológico (O Bê-á-bá do Malabarista)

Respeitável publico
No picadeiro do circo
O concentrado
Malabarista
"A bola não pode cair"
Diz o apresentador
"É a habilidade do artista"
A bola não pode cair
Comece com uma bola
Lance na altura dos olhos
Dominou
LANÇE a segunda bola
Dominou
Lance para terceira bola
Caiu.
Recomece
A bola não pode cair
Os malabaristas do cotidiano
Buscam se equilibrar
Chegam até a se contorcer
Mas são hábeis
O malabarista "sobrevive"
Situações difíceis
O malabarista "sobrevive"
Pessoas instáveis
O malabarista "sobrevive"
Obstáculos teimosos para acabarem
O malabarista "sobrevive"
Ambientes sem ordem
O malabarista "sobrevive"
O circo social
O malabarista "sobrevive"
O circo económico
O malabarista "sobrevive"
O circo cultural
O malabarista "sobrevive"
Lance, Lance, Lance a bola...
E se cair, o recomeço.
Lembre "a bola não pode cair"

O malabarismo é uma das especialidades mais antigas do circo. Embora tenha se popularizado nos circos europeus em torno de 1830, procedente da China e da Índia, já era praticado pelos antigos egípcios, por meio dos quais chegou aos gregos. Os grandes malabaristas são capazes de realizar atos assombrosos.
Sobre a performance do malabarista:
"Enfrente algo que é difícil; isso te fará bem. A menos que você tente fazer algo além do que você já domina, você nunca crescerá" (Ronald E. Osborn).
Ou
"Se você cair sete vezes, levante-te oito" (Provérbio Chinês).

domingo, 12 de julho de 2009

Poético Mitológico (A Lei da Gaiola humana)

Senhoras e Senhores
Se acharam o número do homem Bala perigoso
O próximo é necessária muita coragem e força de espírito
Imagine uma gaiola cheia de feras selvagens
E você é o domador
A Grade impede a fuga das feras
O agente responsável pelo SHOW
O Barão, quem é o Barão.
É aquele que governa o CIRCO! AH. AH. AH...
O Domador tem que fazer o Show
As feras devem ser domesticadas ou adestradas
As Feras devem aprender a sentar o banquinho,
E seguir algumas regras da gaiola.
As feras rugem com violência e se movimentam com gestos agressivos
"Sentem presas"
A grade impede a fuga das feras
Elas devem ser controladas.
O Barão diz:
"O circo tem todas as condições para o bem estar das feras"
O Domador deve
Amasse o instinto selvagem
O Domador tem serias dificuldades de manter a ordem
A gaiola tem uma LEI.
Mais as feras não sabem Ler, com vai compreender essa Lei.
Os rugidos são altos e frequentes
O Domador precisa de assistentes, Mais quem quer ser assistente do domador.
Ninguém!
Será que ninguém sabe o que é solidariedade
"Pobre Domador"
"Pobres Feras"
A gaiola é a invenção do homem
Para controlar o instinto selvagem
Quem é o importante na lei da gaiola?
As feras ou o domador, respostas erradas.
O importante na lei da gaiola é a reputação do Barão!
Senhoras e Senhores
(Aplausos para o bondoso Barão)
UHHH... UHHHH... UHHH...
A ambiguidade da palavra Fera:
Essa palavra pode ter vários significados pode ser um animal selvagem, carnívoro e bravio, no figurativo pode ser pessoa cruel e má ou na gíria pessoa exímia em uma atividade.
Sobre a Gaiola:
Uma dica para o respeitável público
Não confundam feras com pássaros
São animais racionais ou não!
Lembrem que a invenção da Gaiola é de um HUMANO!
GRADES, GRADES mais GRADES...
POR QUÊ?


A ambiguidade da gaiola


Escolhi um trecho do brasileiro Manuel Antônio de Almeida (1830-1861), em seu romance Memórias de um sargento de milícias (1855):
Foi o barbeiro recebido na sala, que era mobiliada por quatro ou cinco longos bancos de pinho, sujos já pelo uso, uma mesa pequena na pertencia ao mestre, e outra maior, onde escreviam os discípulos, toda cheia de pequenos buracos para os tinteiros; nas paredes e no teto havia pendurada uma porção enorme de gaiolas de todos os tamanhos e feitios, dentro das quais pulavam e cantavam passarinhos de diversas qualidades: era paixão predileta do pedagogo.
Reflita sobre esse Trecho Senhoras e Senhores!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Poético Mitológico (Bem Vindo ao Mundo das Ideias)





Senhoras e Senhores

O mágico

Vai revelar

Seus mandamentos

Para os que vivem

Na caverna

Parem de chamar

O mágico de egoísta

Espero

Que os habitantes da

Caverna

Ilumine a escuridão

De sua mente

E entre no universo

Das ideias.

Respeitável publico

Apresento os Mandamentos do Mágico



Mandamentos do Mágico.
1 - " MAIS VALE UM POMBO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO "Mesmo sendo mágico, saiba respeitar seus limites, não coloque um coelho onde cabe apenas um pombo, o resultado será trágico.
2- " APRENDA COM AS ORELHAS DO COELHO " O grande mágico é aquele que ouve os desejos da sua plateia para depois começar a fazer sua mágica.
3- " PARA SER MÁGICO É PRECISO TER POSTURA DE MÁGICO" O mágico tem que se vestir como mágico, agir como mágico, pensar como mágico e acreditar em sua mágica"
4- " LEMBRE-SE QUE AS MÃO SÃO MAIS RÁPIDAS QUE OS OLHOS"O que faz as mãos do mágico serem mais rápidas que os olhos da plateia, não é apenas a habilidade, é também o fato dele saber antes da plateia o que vai acontecer"
5- " O PASSE MÁGICO TEM A FORÇA DA SUA VOZ" Todos nascemos com o poder de induzir com a voz, o mágico tem que usar este poder, quando falar fale alto e se imponha.
6- " NUNCA CONTE O QUE VAI FAZER, SURPREENDA" Ser mágico é ter a profissão da surpresa, se você premedita o que vai acontecer perde o impacto e apenas cumpre a sua obrigação.
7- " JAMAIS CONTE OS SEUS SEGREDOS" Sem os segredos um mágico é uma pessoa normal. O segredo é um enigma que faz com que a plateia sempre lembre do seu dom de encantar.
8- " NÃO REPITA A MÁGICA PARA A MESMA PESSOA" Na segunda vez ela vai olhar a mágica com outros olhos, ela já sabe o final e vai apenas sem esforçar em descobrir seu segredo, por isso, não repita.
9- " TREINAR É A VIRTUDE DO MÁGICO" Ser mágico é ter DISCIPLINA, é preciso treinar em frente ao espelho todos os dias, e não desanimar, o espelho não mente jamais.
10- " A MÃO DIREITA É AMIGA DA MÃO ESQUERDA " Sempre que o mágico precisa pegar um objeto com a mão direita, usa a esquerda para desviar a atenção da plateia, aprenda a usar as duas mãos e serás um mágico completo.
11- " SER MÁGICO É TER UM OLHAR DOMINANTE " O mágico é um símbolo de poder, seu olhar tem que ser concentrado e penetrante, quando olhar para as pessoas olhe com superioridade para chamar a atenção.
12- " A MEMÓRIA DE UM MÁGICO NECESSITA DE EXERCÍCIOS"Mágicas com cartas, números, letras, frases, previsões e outras, necessitam da sua memória, exercite sempre e ela não te trairá.
13- " ANTES DE FAZER UM SHOW, PLANEJE O SHOW " Todo show de mágica precisa de uma rotina, uma seqüência que comece com impacto, mantenha a atenção da plateia e termine com um grand finale.
14- " APRENDA A CONSERVAR O QUE É SEU " Muitos mágicos, depois que fazem as suas mágicas, as jogando na caixa ou na cartola sem cuidado, seja mais organizado e preserve o que é seu.
15- " SEMPRE RIR ... SEMPRE RIR " O bom humor do mágico traz o bom humor da plateia. As pessoas nunca vão gostar de um show onde o mágico faz cara feia ou fica emburrado.
16- " HIII, NÃO DEU CERTO , E AGORA ?" RIA ! conte uma piada, faça uma careta, ou outra mágica mais fácil, nunca estrague um show inteiro apenas porque uma das mágicas falhou, faça de conta que foi planejado e sorria.
17- " TENHA SEMPRE UMA CARTA NA MANGA " Sempre o mágico tem que estar preparado para fazer uma mágica com objetos do dia a dia ( um lápis, uma moeda, um elástico, etc) se pedirem para fazer uma mágica de improviso, faça, mas só uma. Se você faz muitas de graça, você não valoriza o seu show.
18- " EM SUAS MÃO CABE UM UNIVERSO " Lembre-se que você tem mãos de mágico, use-as com vigor, faça movimentos mirabolantes, abra os dedos um por vez começando pelo indicador e valorize sua força.
19- " O PODER DO INDICADOR " Nosso dedo indicador tem o poder de induzir o olhar das pessoas, use-o sempre que precisar fazer a plateia olhar para um lugar enquanto você faz a mágica.
20- " A ROUPA FAZ O MONGE " Ser mágico é se vestir como mágico, defina seu estilo, clássico, hindu, popular, japonês, cômico ou quem sabe até um mago merlim. O importante é você incorporar o personagem e se vestir bem.
21- " OS BOLSOS MÁGICOS SÃO AS PORTAS SECRETAS " Tenha muitos bolsos em sua roupa, divida as mágicas neles de forma que durante o show você possa sacar um lenço com a mão direita e cartas com a mão esquerda ao mesmo tempo, isso impressiona a plateia.
22- " SEJA UM CONTADOR DE HISTÓRIAS " Enriqueça as mágicas contando uma história enquanto a executa, as pessoas darão mais valor ao efeito e você desenvolve o dom da fala.
23- " MANTENHA SEMPRE UM RITMO NO SHOW " Muitas vezes começamos um show com música e depois falamos demais e cansamos a plateia, o certo é ter equilíbrio, musica e fala na dose certa.
24- " TENHA PARTNERS AO SEU LADO " Ser mágico não significa ser sozinho, você pode e deve ter ajudantes (assistentes) que tragam objetos, segurem as mágicas e apóiem seu trabalho, lembre-se de treina-los bem e valorizalos depois do show.
25- " NÃO BASTA TER APARELHOS É PRECISO TER HABILIDADES"Um mágico de verdade tem que ser versátil, comprar mágicas na loja e não fazer uma manipulação com bolas, cartas ou moedas torna o show pobre.
26- "APRENDA SEMPRE COM OS MAIS VELHOS " Observe como os mágicos profissionais trabalham, admire os movimentos, os diálogos, o bom humor e os conselhos. Eles já foram como você.
27- " A VARINHA MÁGICA SEMPRE TEM DUAS PONTAS" Sempre usamos a varinha para fazer aparecer ou desaparecer um objeto, brinque com isso, faça que vai fazer desaparecer um pombo e transforme-o em dois, a plateia nunca esquecerá.
28- " JAMAIS MALTRATE OS SEUS ANIMAIS " Os pombos, coelhos, pássaros, ratos, etc. São seus melhores amigos, nunca os maltrate, deixando-os em lugares apertados por muito tempo. Eles são como você precisam de comida, ar , água e liberdade para viver .
29- " ESTUDAR É OBRIGAÇÃO DO MÁGICO " Estudar não apenas mágica, mais matemática, física, química, português e outras matérias fazem o mágico ser admirado. Lembre-se que você tem que saber mais que todos, tem que estar preparado para ser o melhor.
30- " VALORIZE OS OUTROS MÁGICOS " Nunca olhe o outro mágico como um concorrente, somos todos irmãos na profissão. Um nunca será exatamente igual ao outro, somos seres únicos. Valorize seus colegas e serás valorizado por eles.


Sobre a caverna e seus habitantes


Para Platão, o processo do conhecimento é a passagem progressiva das sombras para o luminoso universo das ideias. O homem seria prisioneiro no fundo de uma caverna. De lá, ele contempla os reflexos de imagens não identificadas, que julga serem verdadeiras.


Quando o prisioneiro se liberta, porém, ele reconhece o ENGANO e descobre que os reflexos que costumava ver eram apenas projeções e não "reais".



Uma frase para ilustrar esse pensamento:



"Senhoras e Senhores habitantes da caverna pense duas vezes antes de julgar um universo diferente do seu" (Rodrigo Ladir)

domingo, 5 de julho de 2009

Poético Mitológico (Filosofando com Mister R)





Mágica ou truque
O passo-a-passo da IDEIA
Digo algumas frases à meia voz
Vida e morte sonhos são,
Um espelho projeta nossa imagem
Pobres homens em sonhos
Sempre procurando uma mágica
Eu avancei em meu sonho por uma
Longa galeria de frases
Digo algumas frases à meia voz
A mulher que vai ser serrada
"Dividida em dois pedaços"
O mágico diz agora em frases a meia voz
O mágico gira a caixa
O grande truque está armado
"A mulher se dividido em duas partes, diz aqueles de olhar superficial”.
O mágico sorri
Digo algumas frases à meia voz
"Ninguém morreu durante o número"
Os poetas sabem muito bem esse truque.
Senhoras e Senhores
"AMBIGUIDADE"
(Aplausos)
Não é, uma que se dividiu, mas duas bem inteiras.
O mágico é humorista
(RISOS)
LIÇÃO QUE APRENDI COM OS SOFISTAS
Górgias, outro sofista famoso, afirma que as noções propostas pelos filósofos, como capazes de revolver os problemas do mundo físico, eram ambíguas. Segundo ele, lidando apenas com as sensações, o homem nunca chegaria a uma conclusão sobre a natureza ou a verdade. Além disso, ele diz mesmo que o homem chegasse a alguma conclusão, jamais poderia transmiti-la com segurança a alguém. Quem garantiria que sua transmissão seria fiel e percebida fielmente? Ele, então, propõe que o homem se limite a investigar e desenvolver a linguagem, essa sim capaz de atender seus interesses e necessidades.
O que é ambiguidade?
Carácter do que é ambíguo, dúvida, irresolução e que apresenta duas naturezas diferentes.

Brincadeira de crianças
Lembro que na escola, nos intervalos das aulas, brincávamos muito, e uma das brincadeiras que mais gostava era "Detetive e Assassino". Eram sete jogadores e uma sacolinha com papéis escritos:
Detetive, Assassino e Vitimas. Era muito legal...
O detetive tinha que descobrir o assassino que matava com o piscar de olhos as vitimas.
Tempos divertidos de brincadeira infantis...
Ops estava esquecendo, sempre aparecia um ou uma xereta para dar aqueles palpites furados...
Atrapalhado tudo para o detetive...