sexta-feira, 31 de outubro de 2008

POÈTICO MITOLOGICO (A HORA DO ARREPIO)






Monstro ser fantástico das lendas mitólogicas ou pessoa cruel, feroz ou desumana. Como 31 de outubro é HALLOWEEN dia perfeito para lembrar destes seres.
O nascimento de um monstro era cercado de fúria, muitas vezes a ira das deusas, que produzia uma criatura monstruosa, que vivia nas sombras e no inverno. Geralmente, eles empregavam seus dotes para perseguirem e prejudicarem os humanos. Um exemplo era a esfinge de Quimera.
Medusa monstro terrível que fora em outros tempos uma linda donzela, que se orgulhava de seus cabelos, mas atreveu a competir e substimar a beleza de Atena (DEUSA DA SABEDORIA).
As Harpias representadas ora como mulheres sedutoras, ora como horríveis monstros, as Harpias traduzem as paixôes obsessivas bem como o remorso que se segue a sua satisfação. Parcelas diabólicas das energias cósmicas, representam a provocação dos vícios e das maldades, e só podem ser afugentadas pelo sopro do espírito.
Os monstros causaram tanto medo nos deuses que estes fugiram para o Egito e se esconderam sob variadas formas. Zeus transformou-se em carneiro, Apolo em corvo, Dionísio em bode, e Ártemis em uma gata.
Heracles enfretou a HIDRA DE LEMA (monstro que quando cortava a cabeça surgiam duas novas cabeças no lugar).
Atena e seu escudo "ÉGIDE"
Escudo de Zeus e de Atena no qual estava pregada a cabeça da górgona Medusa, ser terrível cuja a visão transformava em pedra aqueles que a fitavam.
O que eu posso dizer sobre o mal: "Para o triunfo do mal basta que os bons fiquem de braços cruzados" (Edmund Burke) sem dúvida o mal reina em qualquer sociedade que os bons não entram em ação.
"Haverá justiça no mundo somente quando aqueles que não forem injustiçados se sentirem tão indignados quanto aqueles que o forem" (Sólon)
Onde estão os Heróis?

sábado, 25 de outubro de 2008

Poético Mitologico (OS JOGOS DE POSSEIDON)







PARA AS CRIATURAS MARITIMAS DO ZODÍACO (Pensamentos)

CÂNCER: "Ha várias maneiras de ir em frente e uma só de ficar parado" (Franklin Roosevelt)
ESCORPIÃO: "Saber o que é certo e não fazê-lo é a pior covardia" (Confúcio)
PEIXES: " A vida só tem sentido e só se transfigura quando é posta a serviço de um ideal que transcende a própria vida" (Rolando Corbusier)





O predomínio das emoções

A poesia lírica é a que mais costuma apresentar situações específicas, sem contar uma história com começo, meio e fim. Ela expressa mais sentimentos, estados de espírito, emoções. Por exemplo o "Soneto de Separação" do poeta Vinicius de Moraes:

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Sobre Netuno:

Planeta maior
Elemento água
É a unidade transcendental que simboliza o divino
Hipersensível
Intuitivo
Sente que minguém o compreende
Poderosa imaginação
Desenvolvimento do idealismo
Também pode ser negativo
Produz desilusões
Netuno se relacion com o ideal
O platônico
Todo tipo de fuga
Rege o subconciente
É líquido, mas quando congelado
fica sólido.

domingo, 19 de outubro de 2008

O POÉTICO MITOLOGICO





O duelo entre o bem e o mal, heróis e monstros são um universo rico de significados e faz com que a história seja inesgotável, provocando um caminhar fascinante a cultura helênica. Bazeada numa organização complexa de deuses, semideuses e outos seres, a uma mitologia que engloba metáforas de diversos valores, comportamentos e características da natureza humana.






Nome do projeto: Poético Mitologico
É uma mistura de quadrinhos, fotonovela e reflexões.

"Passei quatro anos envolvido no projeto, então é bom que ele seja pelo menos divertido"
Por trás das câmeras:
Eu sempre gostei de mitologia e de histórias sobre deuses gregos, essas histórias gregas tem de tudo: heróis espetaculares, vilôes assombrosos e tramas bacanas. Achei perfeito adaptar algumas histórias mitologicas para o projeto, fazendo meus autos retratos é construindo um imenso quebra-cabeças: é um trabalho lento e que requer muita reflexão e ação. Elaborei o roteiro, criei e selecionei os desenhos e fotografias, sem falar do processo de quadrinização.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

(O ESTILO DO GUERREIRO)






A defesa de um guerreiro consiste em sua habilidade para enfretar os desafios e provações, adquirida no seu decurso de muitos anos de vigorosos treinamentos, o qual visava não só a proporcionar força de caráter como também coragem física.
A história de Heique, relata como um guerreiro-sacerdote que ganha mais agilidade, equílibrio e resisT~encia.

Sobre sua Arte:
A coisa mais importante que você deve saber a respeito das artes marciais é que elas são atividades saudáveis e pacíficas. Quando você aprender um pouco mais sobre a história dessas artes, verá que os verdadeiros artistas marciais não querem machucar ninguém nem ter violência em sua vida. Esforçam-se para viver sem entrar em conflito com ninguém. Praticam muito para não ter de lutar, para poder demonstrar de maneira artística a força e a beleza de sua técnica. É por isso que não falamos de lutas, mas de ARTES marciais.
Se você ficar brincando de socar e chutar, não estará praticando artes marciais; só estará fingindo. Para ser um verdadeiro artista marcial, você precisa prestar atenção a certas idéias. O aprendizado dessas idéias só depende de você. As coisas que acontecem dentro da sua cabeça são mais importantes do que as que as que você é capaz de fazer com o corpo. Seu modo de pensar e a sinceridade do sorriso estampado em seu rosto são fatores tão importantes quanto a velocidade dos seus músculos e a sua capacidade de reter a respiração. Todos os artistas marciais experientes sabem disso.
(Extraído de Um Caminho de Paz, de C. Iedwab e R. Standefer, Ed. Cultrix.)

O que posso dizer: "Todo homem tem o dever de cultivar a sua inteligência, por respeito a si próprio e o mundo" (José Marti).

domingo, 12 de outubro de 2008

Auto Retrato (O JARDINEIRO DO JARDIM SECRETO)






Mister R mirou-se no espelho do guarda-roupa com a curiosidade e o vagar de quem olhasse outra pessoa, embora já estivesse atrasado para o show. Lá estavam seu sorriso, seu velho extravagante macação de jardineiro.
Ainda há vários anos, quando se olhava naquele mesmo espelho, via apenas um rapaz comum, parecido com tantos outros. Diante do espelho, na velha casa recordou-se novamente das lembranças de garoto.
O menino não pensava noutra coisa: não lhe saía da cabeça a idéia de desvendar o mistério do jardim secreto. De repente o coração de Mister R bate depressa
Lá está a flor,ele canta feliz no galho da mangueira, e lá está um belo jardim.
Um jardim diferente, o da flor secreta. O vento bate nas folhas da flor e la dança com o movimento do vento, é bailarina da natureza. E a flor ou melhor a rosa ficou toda vermelha!
Hoje, no silêncio da imaginação
imagino-me voando
tudo se cria ao meu redor
doce ilusão,
hoje o que me resta é transformar algo simples,
deixei o tempo me levar
Pensamentos voam
Incógnitas dominam minha mente,
o mistério me ronda
o obscuro é facil de se notar
ilusões que não me deixam te enxergar.
Como num quebra cabeças
tudo começa a se encaixar
"Tu és poesia"
"Mais também és enigma"
escondendo-te,
como num labirito,
deixando marcas de um amor tremendo
é uma flor que quer
lançar seu aroma ao vento.
sempre estou procurando a flor
entre a névoa.

Sobre o AMOR:
Seja como a semente

O ser humano tem o projeto para ser um deus, não menos do que isso – ser um deus. O ser humano é a semente de Deus – porque a consciência humana é apenas o começo. Ela precisa crescer, crescer e crescer, e chegar a um ponto em que se torne universal. Nada é necessário da sua parte para que isso aconteça – na verdade, nenhuma disciplina, nenhum credo, nenhum dogma, menhuma religião. A natureza é suficiente! Você deve permiti-la simplesmente, deve ser receptivo a ela e caminhar com confiança, porque somente em confiança você pode caminhar.
Se a semente perguntasse: “Qual é a garantia de que, se eu sair da minha casca, que me encobre e protege, eu me desenvolverei até chegar uma árvore? Qual é a garantia? E, se não houver garantia, eu me prenderei à minha casca”, o que aconteceria? Se o pássaro no ovo dissesse: “Como posso sair? Quem pode me garantir que aquele será um mundo melhor do que este que já estou?, o que aconteceria?
A casca é uma segurança, ela protege. O pássaro está protegido no ovo, mas isso não é vida, isso é como a morte – completamente protegida, é claro, mas protegida numa sepultura. E quem pode garantir? Não há ninguém para lhe dar garantia. Você precisa confiar. A semente confia e se dissolve na terra, germina até ser uma bela árvore, floresce, desfruta a existência, fica extasiada. O pássaro sai do ovo, deixa o conhecido pelo desconhecido, abre as asas e penetra no vasto céu. Ninguém sabe o que irá acontecer. Sem nenhum objetivo em vista, sem nenhum propósito ou plano, ele simplesmente abre as asas e sente extasiado sobre elas, voa e atinge o mais distante recanto do céu – ele penetra no desconhecido.
É assim que também irá acontecer com você. Você é uma semente, é um ovo, é uma possibilidade.
(Extraído de Harmonia Oculta, de Osho, Ed. Cultrix.)....

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

AUTO RETRATO (SENHOR DOS ESPETÁCULOS)







"" me transformando
Os primeiros truques no palco

Um autor de comédias, o teatrólogo Menandro a examinar máscaras de atôres. Está com uma máscara de jovem, e na mesa há outras máscaras de mulher jovem e de homem mais velho, para melhor personificação dos tipos. Esta é a descrição de uma imagem da arte grega. Também pode ser interpretada como a solenemente pensativa, Melpômene, musa da tragédia contemplano uma máscara de teatro.
Do primitivo instinto de ser outro, da necessidade do disfarce e do jogo lúdico, da vontade do homem de ver-se a si mesmo reproduzido, do ritual religioso ou profano.
O teatro poderá renascer do espetáculo integral, no qual o sentido possui nos sonhos.
E seu criador será o encenador, sacerdote de um ritual mágico.
Para Artaud quer o teatro como um vitorioso flagelo, uma peste redentora. O teatro é um instrumento para libertar possibilidades e quebrar repressões.
As tragédias esmiuçavam a natureza do mal num esforço por edificar o espírito, mostrando como individualidades grandes e heróicas procediam diante do mal.
Nas tragédias de Esquilo, Sófocles e Eurípides essa forma de arte atingiu sua expressão mais elevada, oferecendo uma visão profunda da natureza interior do homem.
Em Eurípides, que Aristóteles aponta como o mais trágico dos poetas, os homens são mostrados com mais realismo e debatem-se em conflitos interiores, Sófocles aumenta o significado do homem e a ação dos deuses é injusta e autoritária, enquanto em Esquilo existe fé.

A realidade da ficção ou a ficção da realidade? pergunta tirada do livro "O que é Ficção" de Ivete Lara Camargos Walty

Selecionei um trecho do livro para refletir:

Machado de Assis, em um conto chamado "Ideias de canário", nos conta a estória de um pássaro que vivia em uma gaiola feia entre os trastes de uma loja de belchior, uma dessas lojas de objetos usados de toda natureza. Um cidadão, impressionado com o canto do pássaro entre tanta coisa morta, pergunta a ele se não sente falta céu azul, ao que o pássaro lhe responde que não sabe o que é isso, que seu mundo é aquela loja, aquela gaiola e que tudo o mais é ilusão e mentira. O homem, intrigado, resolve comprar o pássaro. Coloca-o numa gaiola branca, em uma varanda que dá para o jardim. Depois de algum tempo, pergunta-lhe o que é o mundo, e ele responde que o mundo é um grande jardim, com repuxo, flores e arbustos, "alguma grama, ar claro e um pouco de azul por cima" e que tudo o mais é ilusão e mentira.
O homem adoece e seu empregado deixa o pássaro escapar da gaiola. Tempos depois, passeando pelos arredores, ele vê o canário e torna a perguntar-lhe o que era o mundo para ele. É então que o pássaro lhe responde que o mundo era o espaço infinito e azul com o Sol por cima.
O homem, incrédulo, interroga:
- E a loja de belchior?
E o pássaro: - "De Belchior?...Mas há mesmo? lojas de Belchior?

Para Walty este conto nos mostra que a visão de mundo das pessoas varia de acordo com o lugar que cada uma ocupa no espaço geográfico, social, político, económico etc.
Não podendo falar de um real estático, pronto, pré-construído.

O que eu posso dizer é:
"O simples fato de não conseguirmos enxergar com clareza o final da estrada não é motivo para não empreendermos a jornada essencial. Ao contrário, as grandes mudanças dominam o mundo, e, a não ser que avancemos com a mudança, nós nos tornaremos suas vítimas" (Johnn F. Kennedy)

domingo, 5 de outubro de 2008

Auto Retrato (Peão Aprendiz)






Seguuura, Peão!

Esta persona que é intitulada também de caubói (cowboy) é considerda a peça de menor valor no jogo de xadrez, em número de oito para cada cor. Ela é a pessoa que anda a pé, condutor de tropas, operário ou trabalhador rural que executa serviços ligados especialmente ao pastoreio é o famoso amansador de cavalos e bestas.
Na história no périodo da Idade Média era o combatente a pé, armado de lança.
Um dos desafios que um Peão deve enfretar é os RODEIOS.
Gostaria que estes rodeios fossem mais objetivos.
Rodeio: Esporte de montaria com várias provas cronometradas (montar animais não amassados, lançar bezerros etc). O rodeio que refiro é o argumento capcioso de que se lança mão para fugir da questão principal, evasiva ou subterfúgio, ou também pode ser entedido como modo indireto e calculado no procedimento para conseguir indiretamente alguma coisa.
Sobre os organizadores de rodeios, eu saliento:
"Um relato honesto se desenrola melhor se o fazem sem rodeios" (Shakespeare)
Sabemos que é dificil viver ou sobreviver no faroeste (far west) capitalista.
Olha que levei muito tombos e quedas ao equilibrar sobre um cavalo selvagem, o que eu poderia dizer é:
"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores" (Gibran)
Sobre a dureza do Peão:
"Só uma alma sensível pode perceber outra" (Da tradição Oriental)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

AUTO RETRATO (MISTER ?)






Mister ? é uma persona que deseja fugir dos rotulos e das etiquetas fabricada pelo clichê obtido por estereotipia. Ele rebela contra a caraterização simbólica e esquemática de pessoas ou grupos cujo comportamento se adapta ás expectativas da repetição indefinida, automática, sem originalidade de um processo de reprodução e de fabricação de chichês. Para os que gostam de rotular ou etiquetar uma pessoa, o Mister ? poderia ser comparado ao personagem (o charada) Mais, seria um equivoco.
O charada é um homem que adora planejar seus atos e envia pistas sobre seus futuros procedimentos em forma de engimas para a polícia, saindo da fantasia, o Mister ? tenta fugir da rotulação de seu perfil e de suas caracteristicas, ele pode passar a imagem para aqueles que gostam ou tem uma interpretação simplificada como uma persona obscura, ambígua, e que deve ser decifrada para ser catalógada e etiquetada para identificar esta persona que gera duvida.
Esta qualificação simplista e comparativa com outros modelos ou estereótipos quebra com a investigação do ser, como um individuo único e heterogênio.
Sobre o Mister ?: "Sem eus nunca existirá nós. O nós é feito de eus" (José Eustáquio)
Talves as semelhanças do Mister ? com o Charada seria o uniforme da cor VERDE.